Umectação para os cabelos

 Olá batonzetes, vamos falar sobre cabelos e umectação? me diga, você tem os cabelos ressecados e porosos? TEM? então lê tudinho que eu vou ajudar a você acabar com esse sofrimento. Mas se você não tem, continua lendo também porque cuidados com nossas madeixas nunca é demais!!!  Hoje eu vou trazer uma dia muito boa para vocês cuidarem dos cabelos, e o melhor caseira e barata.

Mais e ai primeiro você sabe  que é, umectação? a famosa U? Umectação é uma técnica onde usa-se óleos 100% vegetais para repor os lipídios da fibra capilar, auxiliando assim na maciez e saúde dos fios, afinal, cabelo não é só queratina. O óleo também ajuda a preservar a estrutura capilar, pois são ricos em anti-oxidantes, vitamina E e outros compostos amigos da cabeleira. Sei que parece estranho usar um produto comestível no cabelo, o que não prejudica a sua saúde, não causa alergia e é algo natural sendo seu aliado.

Os óleos mais indicados para fazer a U são: Óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, óleo de linhaça, óleo de argan. 100% puros também podem incluir óleo de soja, dendê, amêndoas, amendoim, milho (não menospreze o que há na sua cozinha) e outros. Esses produtos devem ser puros, sem conservantes ou outros aditivos, livres de óleo mineral e parabenos.

     Você pode fazer a umectação de 4 maneiras:

1-  Com o cabelo sujo e seco, aplico o óleo e deixo agir por tempo indeterminado (geralmente de 15 min a 3hrs), lavo e condiciono.

2-  Lavo o cabelo apenas com shampoo e deixo secar sem condicionar para que o azeite penetre mais. Aplico o óleo e deixo agir por cerca de 30 minutos e depois lavo.

3-  Técnica de bela adormecida (nome bobo rs), onde aplico o azeite nos cabelos secos (não necessariamente limpos), uso uma touca e deixo agindo a noite toda, depois é só lavar pela manhã.

4-  E a rapidinha, onde apenas uso o óleo nas pontas mais ressecadas alguns minutos antes de ir ao banho.

Sei muuuito bem, que falou de azeite ou óleo, já bate logo aquele medo do cabelo ficar, oleoso e ensebado. Então já me antecipo e aviso que não, a umectação não vai pesar os cabelos. Muita gente já usa e é ótimo para cabelos descoloridos, ressecados, danificados e mesmo para os naturais. Os fios ficam mais fortes, com mais vida, mais brilhosos e macios, fora que é ótimo contra o frizz. Pra quem sempre está usando secador e chapinha, o resultado fica ainda mais lindo! Eu faço sempre e amo o resultado. Podem confiar #dicadeamiga!!

  DICAS DE OURO:

Não tenha medo! Seu cabelo não vai ficar oleoso após a umectação. Lave quantas vezes achar necessário, seu cabelo só vai absorver o que ele consegue.

Não tenha medo caso caia produto na raiz, afinal, você vai lavar tudo 😉

Lave sempre os cabelos com água fria após a umectação, assim você ajuda a manter a cutícula dos fios mais fechada e também não oxida os componentes do óleo.

Evite o uso de chapinha e secador com ar quente após a umectação para não oxidar os componentes.

Algumas meninas apresentam frizz com alguns óleos, mas é só usar um sem enxágue ou trocar de óleo na próxima umectação.

                                                                                       Com que frequência fazer?

Depende da necessidade do seu cabelo. Você tem que fazer e ver qual espaçamento de tempo é mais adequado pras necessidades dos seus fios. Eu, por exemplo, faço uma vez por semana (pré-lavagem… a umectação noturna, só quando o negócio tá tenso!! rsrs). Mas já vi várias outras blogueiras que fazem somente duas ou três vezes por mês, e obtém os melhores resultados assim. Então é necessário testar!

Então essa foi o #dicadeamiga de hoje, espero vocês por aqui sempre! não se esqueça de curti a fãn page do blog no face… te encontro sempre aqui beijos lindas e lindos!!!

6 comentários sobre “Umectação para os cabelos

Não esqueça de deixar o seu comentário aqui!